Pular para o conteúdo
Início » A Lenda de Shen Li: Resenha

A Lenda de Shen Li: Resenha

duas imagens retratam os protagonistas de a lenda de shen li

A Lenda de Shen Li é uma série que me surpreendeu positivamente de muitas formas.

Assim que vi o card desse dorama no site que assisto meus c-dramas, ele não me chamou atenção, talvez porque eu estivesse cheia de trabalho, talvez porque eu não havia visto nenhum anúncio de lançamento dele… Enfim, só sei dizer que deixei para dar o play no 1º episódio um pouco tarde e aí a série já havia sido toda legendada para o português.

Abro esta resenha já declarando que A Lenda de Shen Li (Legend Sheng Li) é o melhor xianxia de 2024 até o momento. Se você é novo nesse universo dos dramas chineses, vou escrever um artigo explicando brevemente o que é esse gênero (Xianxia) e vou deixar linkado aqui.

A Lenda de Shen Li: Os primeiros episódios

É uma sorte encontrarmos um drama bom totalmente lançado, mas eu realmente estou vivendo uma fase que não dá pra maratonar, então quando eu vi que o drama era bom, foi sofrido, pois eu tinha que ter uma força de vontade gigantesca para pausar meus episódios e ir dormir.

Logo na abertura do primeiro episódio, a série já nos apresenta nossa protagonista lutando (literalmente) contra um casamento arranjado. Com a ajuda de seu general, ela consegue fugir e cai no reino Mortal e assim começa sua odisseia.

Como é muito comum, a narrativa dessa história vai entregando os acontecimentos, mas não faz esclarecimentos. Isso pode ser confuso e vago? Pode, mas eu confesso que acho interessante, porque dessa forma, episódio após episódio, vamos descobrindo pouco a pouco os porquês daqueles fatos e acontecimentos.

Sheng Li

O nome de nossa protagonista é Sheng Li, também chamada de Dama Bicang. Não tenho certeza, mas acredito que “Dama Bicang” seja um título militar. De onde eu tirei isso? Da minha cabeça! Em nenhum momento isso fica claro na série, mas como ela é a líder do exército e tem vários generais sob suas ordens eu penso que seja isso.

Mas lógico que isso não importa, o que importa é você saber que a Dama Bicang (Sheng Li) é uma protagonista forte, poderosa e cheia de responsabilidades. Portanto, achei muito interessante que a série nos apresentou ali nos dois ou três primeiros episódios algo oposto do que ela era.

Ao ser lançada para o reino Mortal, ela perde seus poderes e retorna a sua forma original, que é uma fênix. Um comerciante a confunde com uma galinha exótica e a aprisiona para vendê-la. Nisso, um homem mortal que possui algum talento espiritual sente que algo de diferente acabava de chegar àquele lugar. Ele vai atrás e vê aquela “galinha” exótica e a compra, certo de que havia feito uma excelente aquisição.

Para uma consumidora veterana de dramas chineses de xianxia, confesso que algumas coisas já não me surpreendem tanto. É comum vermos mulheres fortes e combatentes. Por isso, o comecinho da série me deixou com zero expectativas.

Contudo, logo no minuto seguinte, a história nos entrega nossa poderosa heroína em uma forma frágil, sendo cuidada por um cara doente e despreocupado, o que me despertou logo o ânimo para ver como seria quando ela recuperasse seus poderes.

Leia também:

Amor entre Fada e Demônio” – Resenha Bem Sincera

Eclipse de Pérola: Romance sofrido, mas que vale cada minuto

Xing Zhi

Esse é o mortal, e o grande herói do nosso drama, que adquire Sheng Li no mercado e passa a tomar de conta dela.

Acontece que Xiang Zhi, apesar de frágil e moribundo, é na verdade um deus antigo que há milênios pôs fim às guerras entre deuses e demônios sozinho e ainda hoje carrega o peso da responsabilidade de proteger os três reinos.

Como esperado de um deus do gênero xianxia, ele é indiferente e distante. Alguém poderoso e inalcançável. Tais características se estenderam ao mortal, pois mesmo sem nenhum poder, ele herdou as memórias de quando era um deus.

Esse personagem é simplesmente maravilhoso, pois a indiferença dele não pendia para o lado ruim. Sabe aqueles personagens envoltos em uma frieza e seriedade descompensada, que vivem com a cara fechada? Pois é, não espere esse tipo de atuação do nosso poderoso deus Xiang Zhi.

Muito pelo contrário, ainda que Xiang Zhi fosse o cara poderoso e inalcançável, ele era cínico e cara de pau, e manteve-se assim em todos os 39 episódios, em momentos bons e difíceis (ele me lembrou bastante o imperador celestial Dong Hua de Três vidas, três mundos: O livro de cabeceira).

No reino imortal

a lenda de shen li

Não lembro ao certo, mas acho que a história deles no reino mortal se desenvolve até o 5º ou 6º episódio. Nossa heroína decide parar de lutar contra seu destino, pois ela compreende sua responsabilidade em manter a paz e harmonia entre o reino imortal e o celestial, o qual o casamento arranjado tinha o propósito.

Xiang Zhi vive os anos que um mortal tem que viver, morre e também retorna ao seu posto de único e solitário deus, protetor dos três reinos.

Mas aí ele encontra nossa linda heroína no reino imortal, contudo finge não ter nada a ver com o mortal que cuidou de Sheng Li no passado. Seu objetivo era permanecer como o deus indiferente e necessário ao seu único propósito de manter a segurança dos três reinos.

Acontece que o coração começou a falar mais alto e então o poderoso deus começa a fazer o que não devia: ficar no entorno dela. Ele sabia que o amor deles era impossível devido às responsabilidades de ambos, mas ele simplesmente não conseguia se afastar dela.

E pra quem gosta de personagem ciumento, vai se esbaldar ao assistir A Lenda de Shen Li. Meus queridos, pensa num homem ciumento!

E o detalhe era que ele não estava em posição nenhuma de ter ciúmes dela, afinal, ela era noiva de outro homem, cujo casamento tinha sito arranjado por ele mesmo! E o outro detalhe era que ele não revelava que ele era o mortal por quem Sheng Li havia se apaixonado no passado.

Mas o pobre não conseguia frear seus sentimentos, o que nos rendeu excelentes cenas de ciúmes.

A atuação também merece destaque

Normalmente as resenhas se limitam a falar dos personagens, mas eu não consigo. De vez em quando me ponho envolvendo os atores, pois eu sou do tipo que se eu não vou com a cara de um ator ou atriz eu abandono mesmo a série e vida que segue.

Tal atitude pode ser superficial de minha parte? Sim, contudo não consigo ser diferente.

O protagonista

Dou nota 10 para Lin Geng Xin, o ator que interpretou nosso deus cínico e poderoso deus. Eu dou nota dez porque eu simplesmente fiquei apaixonada por ele, mesmo eu não gostando de sua aparência.

Sei sei que alguns irão discordar de mim sobre a aparência dele, mas gosto é gosto e eu, por mais que olhasse e olhasse, não conseguia dizer que ele fazia meu tipo.

Até entrei várias vezes na internet para ver fotos e vídeos seus sem o figurino de época (que às vezes não cai bem em todos os atores), mas definitivamente ele não me chamou atenção pela aparência.

E gente, está tudo bem. Ou melhor, está tudo excelente, visto que o talento dele precedeu sua aparência. O cara interpretava tão bem o personagem, que me deixava com o coração aquecido e desejosa de ter um macho daquele na minha vida (quem nunca? Kkk).

Adorava os trejeitos refinados que ele tinha, a postura autoconfiante, mas delicada, o sorriso sereno e o olhar caloroso ao avistar Sheng Li. As poucas vezes que ele fechava a cara era quando estava com ciúmes, e fazia isso de maneira muito encantadora. Um muso!

A protagonista

Eu também não conhecia nenhum trabalho dessa atriz. Na verdade, até comecei alguns, mas não passava dos dois ou três primeiros episódios.

Acredito que o diretor fez uma excelente escolha, pois Zhao Li Ying esteve à altura do nosso protagonista. Ela brilhou, deu um show de atuação também.
A personagem dela era fogo, enquanto ele era a água, mas apesar disso ela tinha sua feminilidade e sua fragilidade bem dosada.

Outro ponto a destacar é sobre as cenas de luta e espada. Se vocês derem uma pesquisada vão descobrir que aquelas performances, que a gente vê em segundos, eles voando, saltando e etc., levaram na verdade dias e dias de ensaios. E pelo que pude notar (vi os bastidores de gravação pelo YouTube), em muitas cenas a atriz não usava dublê. Ela mesma rodopiava no ar com aquela lança na mão. Um verdadeiro espetáculo.

Leia também:

A Mulher do Rei – Por que assistir, ou não

Lost You Forever: 4 homens na luta pelo amor de uma mulher

Como é final de A Lenda de Shen Li

Sei que muitos morrem de medo de começar um xianxia, pois a fama dos finais terríveis nesse gênero vai longe.

Confesso que fiquei com muito medo, pois o drama era tão bom, mas tão bom que eu ia ficar com o coração partido o ano inteiro.

Felizmente, o final de A Lenda de Shen Li apesar de nos pregar um grande susto, teve um final muito, muito bom.

Agora me surgiu uma dúvida: será que A Lenda de Shen Li foi tudo isso que escrevi ou foi tudo ilusão da minha cabeça? (Kkkkkk).

Quero saber sua opinião sobre o drama. Deixa seu comentário aqui embaixo, independente da sua opinião, eu vou adorar saber.

Um beijo a todos e até a próxima!

3 comentários em “A Lenda de Shen Li: Resenha”

  1. Simplesmente adorei sua escrita nesta resenha !
    fiquei com mais vontade de assistir , esse drama estava na minha lista a um tempo , dei uma chance , estou no 6° episódio , não consigo parar de assistir , muitas gargalhadas e fascínio (parei agora só para ler uma resenha , comecei a suspeitar do comportamento do prota rsrsrsrsrs).
    obrigada por sua postagem .

  2. Já estou no segundo episódio e estou adorando,só discordo de vc em u.a coisa achei ele bem atraente, não é uma beleza estonteante como o Dylan wang,mas é charmoso e faz meu tipo. Quando terminar de ver volto e do a mi há opinião final mas até agora estou rindo muito com os dois.bjus

  3. Amei sua resenha ! Obrigada ☺️
    Eu também não tinha visto esse drama antes – amo os históricos chineses, mas eu sou daquelas que tem pé atrás com drama Xianxia rss
    Mas eu estava louca por um drama com esses dois atores – eles fizeram o meu maravilhoso e inesquecível “Agentes da Princesa”, que ia ter uma continuação – mas não teve, me deixando orfã deles. Tive que ir atrás do livro em que ele foi baseado pra saber o final – e aliás super indico “Agentes da Princesa” – quando puder, dá uma chance, não vai se arrepender !!! Depois da uma olhadinha no livro que original – tem no whatpadd !!! 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *